O Monte da Raposinha situa-se em Montargil, na zona norte do Alentejo, uma das regiões de Portugal mais conhecidas pela qualidade dos seus vinhos, estando a propriedade na família Ataíde desde finais do Séc. XIX.

Em criança, Rosário Ataíde, actual proprietária, era carinhosamente tratada pelo seu pai de “Raposinha”, daí o nome da propriedade e de alguns dos vinhos, não só uma homenagem ao próprio pai mas também a toda a família.

Situado junto à barragem de Montargil e ladeado pela ribeira do Sôr, a fertilidade dos terrenos do Monte da Raposinha descobriu, em 2007, data da primeira vindíma, pela mão de Rosarinho e Nuno Ataíde, a realização de novos e desafiantes sonhos.

Inicialmente com apenas dois hectares de vinha plantada, hoje já com 15, a produção do Monte da Raposinha divide-se entre vinhos tintos e vinhos brancos, estando a gestão entregue, desde 2013, a João Nuno, um dos três filhos do casal e que, desde cedo, mostrou especial gosto e sensibilidade pela área e sector, acompanhando sempre o pai nas lides vinícolas.

O Monte da Raposinha torna-se assim, não só um espaço de lazer para toda a família, mas também um verdadeiro desafio de produção de uvas e vinhos de alta qualidade e exigência, sempre com uma especial dose de paixão na equação.

A produção total é de 100.000 garrafas por ano, divididas em 5 gamas de vinho: os vinhos Monte da Raposinha, tinto e branco, os Athayde, Grande Escolha tinto e Reserva Branco, e o Furtiva Lagrima tinto, um vinho que não nasce todos os anos, aparecendo apenas em anos de excepção e sempre em muito pequenas quantidades.

Os rumos da enologia e traços de cada vinho estão entregues a Susana Esteban, profissional de reconhecido mérito, especial sensibilidade e precisão no “desenho” de vinhos de eleição, e “Enóloga do ano 2011” para a Revista de Vinhos

Com todo o crescimento alcançado até hoje, e sem nunca perder o norte e matrizes pelos quais nasceu e se guia, o Monte da Raposinha e seus produtores pretendem continuar a desenvolver e dar asas a todo o trabalho, tentando sempre, em cada passo e decisão, proporcionar ao consumidor momentos de especial prazer e satisfação.